Portal das Cachoeiras- Roteiros - Gruta Do Bacaetava E Morro Da Cruz

Roteiros - Gruta Do Bacaetava E Morro Da Cruz

História

A Gruta do Bacaetava foi descoberta quase por acaso. Culpa do imigrante italiano Antonio Gasparin, que em meados do século XIX, ao preparar o terreno para o plantio, surpreendeu-se com esta gruta de rara beleza. Encantado com o lugar, Gasparin tratou logo de espalhar a novidade. E em pouco tempo, amigos e parentes faziam o mesmo, transformando a gruta numa das atrações da região. Com a preocupação de proteger tão importante atrativo turístico natural, foi criado por decreto municipal e inaugurado em 13 de maio de 2000, o Parque Natural Municipal Gruta do Bacaetava, com uma área de 173.502,45m².
O Morro da Cruz é o ponto mais alto da cidade de Colombo-PR com 1.200 metros de altitude. Uma curiosidade do local se refere à origem de uma cruz de aproximadamente 10m de altura existente no cume do morro. Em 31 de dezembro de 1900, celebrou-se a missa no Morro da Cruz da Serrinha pela passagem do século, com elevação da Cruz em agradecimento pelo início do século XX. Em 31 de dezembro de 2000, foi substituída a Cruz antiga e, todos os anos nesta data realiza-se uma missa comemorativa. 

Descrição

Se você acha que não faz sentido o Portal das Cachoeiras apresentar um roteiro que não envolva cachoeiras, é porque você não conhece esta junção de caverna e morro que encontramos na cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Iniciamos pela Gruta do Bacaetava, que é uma caverna com aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e que se encontra ainda em formação, o que pode ser constatado pela presença do rio no interior da gruta e pelo constante gotejar e o escorrimento de água no teto e nas paredes da caverna. É permitido aos visitantes adentrarem cerca de 170 metros no interior da caverna, dos quais 103 metros são percorridos em passarelas, de onde podem vislumbrar as incríveis formações existentes na Gruta. A caverna possui duas aberturas, um sumidouro por onde o rio Bacaetava começa o seu trajeto pelo interior e a ressurgência mais a frente onde o rio volta a correr fora da caverna. A Bacaetava possui várias formações como estactites, estalagmites, colunas, etc, e o bom é que qualquer pessoa pode conhecer a caverna sem dificuldades e com segurança, pois a caverna é ampla o caminho é bem demarcado e com passarelas. Saindo de lá, partimos para o Morro da Cruz, que é o ponto mais alto da cidade de Colombo-PR com 1.200 metros de altitude. Durante a subida ao morro, veem-se pequenas propriedades rurais, na maioria das vezes com o plantio de hortaliças carregadas de estilo italiano, impresso na paisagem local. Do alto do morro, a vista, em dias de céu limpo, como o dia em que fomos é espetacular, alcançando Colombo, parte de Curitiba e região metropolitana, além de alguns pontos da Serra do Mar. O contraste das paisagens é impressionante. 

Como Chegar

A Gruta do Bacaetava fica na cidade de Colombo, no estado do Paraná e é uma das cavernas mais conhecidas e visitadas em função de sua proximidade com os centros urbanos e pelo fácil acesso. Localizada no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, a cerca de 7 km do centro da cidade. O endereço é Rua Antonio Gasparin, s/nº - Bacaetava – Colombo-PR. O Morro da Cruz também se localiza na Rua Antônio Gasparin, um pouco antes de chegar ao Parque (para quem está em Curitiba ou no centro de Colombo), no bairro da Serrinha. 

Demais Informações

- Horário de visitação da Gruta do Bacaetava:
Quarta a Sexta-feira – 8h30min às 11h30 – 13h às 16h30
Sábados, Domingos e Feriados – 8h30 às 16h30
Sendo que o último horário permitido para a entrada no parque é às 16h;
- O acesso ao Morro da Cruz é livre, diariamente das 7h às 18h30min;
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários