Portal das Cachoeiras- Roteiros - Atrações Do Parque Estadual Dos Pireneus

Roteiros - Atrações Do Parque Estadual Dos Pireneus

História

O parque foi criado em 1987, pela lei 10.321/87, para assegurar a proteção de um dos pontos mais altos do Estado de Goiás, a Serra dos Pireneus. Possui uma área de 2.833,26 ha, com perímetro de 28.118,6 m, e fica a 20 km da cidade de Pirenópolis, por uma estrada de terra, e a 6 km da cidade de Cocalzinho de Goiás. É administrado pelo Estado de Goiás através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás - SEMARH.

Descrição

O parque ainda não tem seu plano de manejo regulamentado e a visitação não é controlada. Os pontos mais visitados são: O Pico dos Pireneus, ponto culminante da região, com 1.385 metros de altitude; formações rochosas próximo ao Morro Cabeludo, usadas para a prática de escalada; os Pocinhos do Sonrisal (Córrego Capitão do Mato); e as trilhas para prática de eco-turismo.

É extremamente aconselhável a presença de um guia de turismo local, apesar de não ser obrigatória, Pois não há placas indicativas e nem trilhas demarcadas para os mais belos recantos deste parque. Há guias especializados em Pirenópolis.

O roteiro que indicamos é indicado para percorrer no período da tarde, aproveitando o calor para curtir duas belas cachoeiras e terminando com a vista do Pôr do Sol do alto do Pico dos Pireneus. É um roteiro indicado para todas as idades e que começa com uma parada no Mirante do Ventilador para apreciar a vista cidade de Pirenópolis e da Serra dos Pireneus.



Em seguida, no caminho para o Parque Estadual dos Pireneus, é hora de se refrescar nas águas das Cachoeiras Garganta do Inferno e Cachoeira do Coqueiro.





Agora é hora de visitar a Vila dos Becosparada obrigatória para os amantes da escalada.



Vale ressaltar também as belas paisagens que encontramos no Parque Estadual dos Pireneus, com destaque para a vista do Pico dos Pireneus da Vila dos Becos (foto 01), a vista do Pico dos Pireneus da estrada do Parque dos Pireneus (foto 02) e a vista do Morro Cabeludo (foto 03).







E o roteiro termina com a subida no Pico dos Pireneus para apreciar o Pôr do Sol (foto 01), com destaque para as belezas do cerrado que encontramos no caminho (foto 02).



Como Chegar

O Parque Estadual dos Pireneus, também conhecido como Parque dos Pireneus, está localizado entre os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás, no Estado de Goiás.

Demais Informações

- Os horários são: Das 08 hrs as 17 hrs (horário normal) / Das 09 hrs as 20 hrs (horário de verão)
- É proibido o acesso de animais domésticos;
- É proibida a coleta de exemplares do meio biótico (animais, plantas, etc.) e abiótico (rochas, solo, etc.);
- É proibida a caça e a pesca;
- É proibido o uso do fogo;
- É proibido o ingresso e a permanência no parque, de pessoas portando armas, materiais ou instrumentos destinados ao corte, caça, pesca ou a quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna ou à flora;
- É proibido o consumo de bebida alcoólica no interior do parque;
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários