Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Buraco Das Araras

Outros Destinos - Buraco Das Araras

História

O Buraco das Araras é uma caverna em dolina de colapso (depressão em formato circular formado pela dissolução das rochas), com aproximadamente 327m de diâmetro e 128m de profundidade.

Descrição

Digno de imensa admiração! Você se sente como em um daqueles filmes americanos sobre uma terra perdida ou sobre uma floresta desconhecida. É mágico!

Uma das opções de descida da dolina é por meio de rapel ou por uma trilha íngreme, com a ajuda de alguns acessórios, como corda e escada, é necessário bastante cuidado. Ao chegar ao chão, você se depara com uma vegetação bem atípica do cerrado e apesar do nome, não avistamos nenhuma arara, mas no topo das árvores, pudemos observar famílias de macacos.

Continuando pela trilha, chegamos a um imenso salão de pedra e a sensação de pequenez toma conta de nós. Dentro deste salão, encontraremos uma minúscula fenda que dá entrada a uma caverna. Para quem tem claustrofobia, sugiro respirar fundo, pois algumas aberturas são realmente pequenas e é necessário se espremer para passar! Após alguns metros dentro da caverna, chegamos a um lago subterrâneo. A princípio a escuridão é total, mas com o passar do tempo, nossos olhos se acostumam e quando vou tirar a primeira foto do lago é que o encantamento toma conta de mim, a água é extremamente azul, transparente, amena, profunda e única. Apagamos todas as luzes e ficamos ali, dentro d’água por um tempo, apenas ouvindo o farfalhar das asas dos morcegos voando pela caverna, foi incrível. O Buraco das Araras é sem dúvida um atrativo raro, obrigatório para qualquer pessoa!

Saímos dali amando e respeitando a natureza ainda mais.

Como Chegar

Localiza-se na Fazenda Araras, a 34 km da cidade de Formosa pela BR-020 e mais 3 km de estrada não pavimentada.

Demais Informações

- É necessário contratar guia ou ir com uma agência de turismo local.
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários