Portal das Cachoeiras- Roteiros - Maravilhas De Formosa

Roteiros - Maravilhas De Formosa

História

Que tal reservar um dia para conhecer a maior queda livre acessível do país além de alguns dos locais mais belos que já visitamos? Tudo isso você encontra na cidade de Formosa-GO.

Descrição

O Salto do Itiquira além de ser a maior cachoeira da região Centro-Oeste, é a maior queda livre acessível do País. São 168mts de altura, dando a esse magnífico lugar toda paz e tranqüilidade para quem deseja sair do stress do dia-a-dia. O Parque municipal do Itiquira oferece um passeio de fácil acesso e calçado, do estacionamento até a queda são aproximadamente 15 minutos, é um passeio para toda as idades. Perto de lá encontra-se um dos lugares mais bonitos já feitos pela natureza, um poço com a água completamente azul, transparente e cristalina, isso só foi possível por causa da afloração do lençol freático na superficie. Apesar de a água ser muito transparente e ser possível observar o fundo esbranquiçado, A água tem uma cor azulada devido o fundo calcário do poço. O lago possui uma extensão aproximada de 15 por 10 metros e uma profundidade de cerca de 7 metros. A temperatura da água, em comparação com as das cachoeiras, não é tão fria. Ao se fazer um mergulho livre, com uso de máscara e snorkel, observam-se pequenas plantas no fundo, peixes pequenos, raízes de árvores e detalhes do fundo.

Além disso, Formosa ainda nos apresenta belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira da Água Fria e as Cachoeiras do Bisnau por exemplo; Instigantes sítios arqueológicos, como o Sítio Arqueológico do Bisnau e a Toca da Onça; E Furnas de tirar o fôlego, como o Buraco das Araras (confira estas e outras atrações nas páginas do nosso site).

 

Como Chegar

Para chegar ao Poço Azul, saindo de Brasília, siga em direção a Sobradinho até a BR-020 sentido Salvador-BA. Após a divisa do Distrito Federal com o estado de Goiás, percorra 32km até chegar ao Distrito de Bezerra, na cidade de Formosa-GO. Avistando o Posto de Combustível Rede 020, pegue a saída a direita (antes da lombada eletrônica) e após passar por uma padaria, vire à direita. Serão 30km de estrada de chão com muitos buracos, onde deve-se seguir sempre pela estrada principal (maior) até chegar a uma bifurcação. Pegue a saída a esqueda e permaneça por mais 5km. Estacione o carro e procure por uma clareira nas árvores a sua direita, passe pela cerca e siga a trilha por alguns metros.

Na volta, para chegar ao Salto do Itiquira, siga sentido Brasília até chegar a entrada da cidade de Formosa. Siga até o centro da cidade e se oriente através das placas indicativas que levam até esta bela cachoeira. O endereço é: Rodovia GO 440 - KM 32 - CX Postal 112 - Cep.: 73800-000 - Formosa/GO.

O detalhamento do acesso as outras atrações você encontra nas páginas de cada uma delas em nosso site.

Demais Informações

- No Salto do Itiquira, Buraco das Araras e Sítios Arqueológicos são cobradas taxas de entrada.
- Horário de Funcionamento do Salto do Itiquira: 9hs às 17hs (entrada somente até as 16hs).
- Não recomendável a visita ao Poço Azul em dias de chuva, pois além da dificuldade de percorrer os 35km em estrada de terra, a água perde muito da sua coloração azul.
- Para a Cachoeira da Água Fria e o Buraco das Araras, recomenda-se a presença de guias locais devido a suas dificuldades de acesso.
- Para conferir o vídeo que gravamos durante nossa visita a Formosa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Lm9QkGkD1Bw
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários