Portal das Cachoeiras- Roteiros - Atrações De Campo Magro

Roteiros - Atrações De Campo Magro

História

Campo Magro possui lugares incrivelmente belos para aproveitar o final de semana em meio a natureza. Aqui iremos falar do Morro da Palha, com 1.190 metros de altura, que garante uma visão panorâmica da cidade e é um dos principais pontos para a prática do parapente no estado. A Pedreira Cal Bateiras ou Lagoa Feia como também é conhecida, originou-se por causa da explosão de dinamites para a retirada das pedras, o solo foi perfurado e chegou até o lençol freático, que inundou uma cratera, transformando-a em um lago e por fim, as Cachoeiras Gêmeas e Cachoeira da Professorinha que ganhou este nome pois a história conta que uma misteriosa professora se banhava nua na queda d’água todas as tardes e assim, despertava o desejo e a curiosidade dos colonos.

Descrição

A melhor sugestão para se aproveitar a natureza de Campo Magro seria visitar primeiramente as cachoeiras Gêmeas, caminhar pelas trilhas aproveitando a beleza e ao final se deliciar com o visual das cachoeiras lado a lado, além de se refrescar com um ótimo banho. Voltando da cachoeira, onde normalmente as pessoas deixam os automóveis existe uma estrada que leva a um paredão de rochas calcárias e em meio a este paredão, forma-se uma lagoa. Subindo as pedras pela esquerda, pode-se chegar a uma pequena gruta e então observar toda a incrível paisagem.
Não distante dali, continuando pela estrada você irá chegar a Pedreira Cal Bateiras ou Lagoa Feia, um lugar incrivelmente belo, uma lagoa verde cercada de paredões rochosos enormes. Segundo a lenda local, no lugar onde hoje é a lagoa existia uma igreja e todos os que moravam nas suasproximidades reuniam-se quinzenalmente para os cultos religiosos. Numa Sexta-feira Santa os moradores locais resolveram fazer um baile no local, provocando assim a ira de Deus que então a afundou com todos os participantes do “baile profano”, matando a todos. Não ficou vestígio algum da existência da igreja e os corpos das pessoas nunca foram encontrados. No local formou-se a Lagoa Feia. Deixando de lado as lendas locais a lagoa é um ótimo local para banho e os mais radicais sobem nas beiradas mais baixas das pedras e saltam lá de cima para dentro da lagoa. Pela trilha ao lado, pode-se subir até quase o topo da pedreira e a vista lá de cima é simplesmente indescritível!
Seguindo pela estrada, a próxima parada é a Cachoeira da Professorinha, a cachoeira não é tão atrativa e o volume é água é muito pequeno, mas para os amantes da natureza é uma boa pedida.
E então, nada melhor do que finalizar o dia vendo o pôr-do-sol em cima do Morro da Palha. Devo admitir que tem que ser guerreiro para subir este morro a pé, pois não é fácil subir os caminhos ingrimes que nos levam até o pico dele, mas apesar de todo o cansaço e esforço físico, o visual é muito bonito e faz valer a pena. Em dias de Sol, várias pessoas saltam de parapente de cima do morro, colorindo o céu e dando um charme ainda mais especial a este belo local.

Como Chegar

Saindo de Curitiba, siga pela Avenida Manoel Ribas (que em certa altura se torna a Estrada do Cerne). Quando chegar em Campo Magro, passa a Prefeitura e depois do único posto de gasolina, vira a primeira rua à direita. Logo transforma-se em estrada de terra . Continue em frente e você encontrará placas informando a localização de cada local.

Demais Informações

- Risco de atolamento em dias de chuva
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários