Portal das Cachoeiras- Roteiros - Morro E Cachoeira Dos Perdidos

Roteiros - Morro E Cachoeira Dos Perdidos

História

No Morro dos Perdidos, localizado na cidade de Tijucas do Sul, encontramos além da bela montanha de 1.500m de altitude, a imponente Cachoeira dos Perdidos.

Descrição

Se a combinação montanha e cachoeira é algo que sempre agrada, o Morro dos Perdidos torna-se uma parada obrigatória para os amantes da natureza. De um lado temos o que podemos considerar uma cachoeira completa, pois além de ser muito bonita, é uma cachoeira alta e com grande volume de água. Do outro, um Morro com vista muito bonita e que possui fácil acesso, aliás, que podemos subir de carro! Chegando a fazendo Arca de Noé, que abriga o Morro dos Perdidos, devemos pagar a taxa de visitação de R$ 10,00 por pessoa e seguir a estrada que nos leva até o alto do Morro, mas antes uma parada. Logo no início da subida encontramos a placa indicando a cachoeira a nossa direita, após estacionarmos o carro, seguimos por uma trilha em meio à mata fechada e chegamos à primeira cachoeira (mais baixa) e é impossível não se impressionar com seu tamanho e volume de água. Depois é só continuar na trilha que sobe a montanha e ir apreciando as outras quedas, algumas com ótimas piscinas naturais. São várias quedas em sequência, sendo que do topo da queda mais alta até a base da cachoeira são aproximadamente 100 metros. Depois de se refrescar nas águas da cachoeira, hora de subir a trilha, voltar ao carro e continuar na estrada que leva ao topo do Morro (para os mais esforçados, esqueçam o carro, deixe-o estacionado ali mesmo e continue subindo a pé). Os carros 4x4 conseguem chegar até o topo sem problemas, já os carros de passeio conseguem percorrer grande parte do trajeto, tendo que estacionar poucos metros antes do topo e encarar uma pequena caminhada. A vista lá de cima é impressionante, para o Leste vemos a baía de Guaratuba, ao Norte Curitiba e a represa do Vossoroca. Para o Sul avistamos desde Garuva até Joinville. A vista da descida da serra também é interessante. O local também é muito visitado para acampamento, por se tratar de um lugar relativamente seguro e com uma bela paisagem natural. O nascer do sol na baía deve ser algo que compense passar a noite lá. Lembrando que o local é frio, mesmo no verão, principalmente no cair da tarde. Se for ao inverno então, pode levar muito agasalho. A altitude é em torno de 1500m, e é um dos pontos mais alto da Serra do Mar. Uma vez lá em cima, é hora de sentar e observar as paisagens maravilhosas que estão a nossa frente e aguardar o por do Sol. Depois de um dia agitado, com banho de cachoeira e subindo a montanha, ver o Sol se por de cima do Morro dos Perdidos vem fechar com chave de ouro este belo passeio. 

Como Chegar

O acesso ao Morro dos Perdidos localiza-se na BR-376, próximo ao posto policial da divisa entre Tijucas do Sul e Guaratuba, ambos municípios do estado do Paraná. Para quem sai de Curitiba, deve-se seguir pela BR-376 sentido Santa Catarina, passar um pedágio e logo após passar a entrada para o Morro Araçatuba (existe uma placa com o nome “Matulão” indicando esta entrada) deve-se pegar a próxima entrada a direita (antes do posto policial). Chegando na fazendo onde está localizado o Morro e a Cachoeira dos Perdidos, deve-se pagar a taxa de visitação (uma vez que estamos em propriedade particular) e iniciar o trajeto de subida da montanha de carro. Logo você encontrará uma placa indicando a cachoeira e veremos um lugar para estacionar a sua direita e seguir a trilha caminhando.

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada;
- De Curitiba, passa por um pedágio no valor de R$ 1,10 (atualizado em Agosto/2013);
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários