Portal das Cachoeiras- Roteiros - Cachoeiras Do Litoral Paranaense

Roteiros - Cachoeiras Do Litoral Paranaense

História

Que tal tornar sua viagem ao litoral Paranaense ainda mais divertida? Conheça opções de cachoeiras no caminho de quem vai curtir as praias do Paraná saindo de Curitiba.

Descrição

Cachoeira da Graciosa, Cachoeira Tombo D'água, Cachoeiras do Rio Ipiranga, Cachoeira da Quintilha,Cachoeira Alto da Quintilha e Cachoeiras do Jajá... Conheçam estas seis belas cachoeiras que se localizam entre Curitiba e Matinhos e que podem tornar a sua viagem até as praias ainda melhor.

Como Chegar

Saindo de Curitiba-PR deve pegar a BR-116 sentido São Paulo e entrar na Estrada da Graciosa. Para chegar a Cachoeira da Graciosa, deve-se estacionar no segundo Recanto (Recanto Cascata).Seguindo para as cachoeiras do Rio Ipiranga, no final da Estrada da Graciosa, logo depois de toda a descida, onde se encontram os primeiros comércios. Em frente ao local está uma placa indicando área para camping, churrasqueira e cachoeira. Para ir até a Tombo D'água, continue pela estrada da Graciosa, atravesse toda ela e logo depois de passar pelo primeiro centro de comércio, depois do Sítio do Poço Preto, encontra-se uma lanchonete chamada: Tombo D’água. Pode-se deixar o carro estacionado em frente dela e então atravessar o rio logo a frente. Atravessando o rio, você irá chegar numa trilha e logo você encontrará uma bifurcação: deve-se pegar a direita e continuá-la até chegar numa barragem antiga, neste ponto você encontrará outra bifurcação: desta vez deve-se pegar a trilha à esquerda, atravessar o riacho e então é só seguir a trilha. Primeiramente chegará a queda menor e mais a frente encontrará a Tombo D’água. 

Na sequencia, siga em direção as praias de Matinhos e Caiobá, e pegue o acesso que tem início no km 4 da rodovia Alexandra – Matinhos (PR 508) (existem placas indicando as cachoeiras). Percorrendo 4,5 km na estrada de terra chega-se à entrada da propriedade onde se encontra a Cachoeira Quintilha – identificada por uma placa do lado direito da estrada. A partir deste ponto é necessário continuar a pé por mais 400 metros. Saindo desta cachoeira, para chegar a Cachoeira Alto da Quintilham deve-se seguir pelo caminho que se localiza à direita da entrada desta primeira cachoeira, até o ponto onde uma cerca interrompe a passagem. Esta parte do percurso tem aproximadamente 1.200 metros e está em piores condições, podendo, eventualmente, não estar acessível para veículos de passeio. A entrada para a cachoeira está localizada do lado esquerdo.

Estas duas cachoeiras são os pontos mais próximos que chegamos das praias neste roteiro, portanto, quem quiser aproveitar para tomar um banho de mar, deve segui em frente na rodovia Alexandra - Matinhos (PR 508). Na volta, siga na direção de Curitiba. Já na BR 277, (ao chegar no KM 35), um pouco antes do radar eletrônico você avistará uma saída à direita, onde localizam-se uma pequena escola e a Lanchonete Cachoeira. Pegue o primeiro retorno, vá nesta saída, entre na pequena rua depois da lanchonete, passe por trás da mesma e você encontrará as Cachoeiras do Jajá (a entrada para a cachoeira fica 100 metros antes do SAU2). Após curtir todas estas belas cachoeiras, só voltar a BR 277, fazer novo retorno e voltar para Curitiba.

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada em cada uma das atrações;
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários