Portal das Cachoeiras- Roteiros - Cachoeiras Do Rio Dos Macaquinhos

Roteiros - Cachoeiras Do Rio Dos Macaquinhos

História

Por trás das árvores retorcidas e da vegetação rasteira, a Chapada dos Veadeiros somente se revela a quem tem a disposição para percorrer suas trilhas, que pouco a pouco, conduzem a belezas variadas: cachoeiras, vales, campos floridos e muito mais. Neste contexto, o Vale dos Macaquinhos é ideal para aqueles que procuram contato direto com a natureza ou descanso do conturbado centro urbano. O nome Macaquinhos foi inspirado no rio que banha o vale, contornando o relevo rochoso do local. A conjunção do relevo acidentado com a considerável quantidade de água resultou na formação de belíssimas cachoeiras ao longo do rio. Apesar da dificuldade do acesso, vale muito a pena conhecer este local que possui nada menos que 10 cachoeiras ao longo da sua trilha de 4km (ida e volta). 

Descrição

A primeira cachoeira que encontramos no Rio dos Macaquinhos é a Banho dos Macacos, O rio vem descendo por pequenas corredeiras até chegar na queda principal, ideal para um refrescante banho de cachoeira.



Apenas alguns metros abaixo da primeira queda já é possível avistar a Cachoeira Poço Sereno, um dos melhores pontos para banho do local.



A terceira queda é a Cachoeira Lunna, ela é composta por duas quedas que desaguam em um belo poço com uma pequena ilha no meio.



Logo abaixo da Lunna, encontramos a parte de cima da belíssima cachoeira da Pedra Furada, mas a melhor vista da mesma é voltando a trilha e pegando o acesso a Cachoeira do Banho Pelado, pois assim, podemos apreciá-la de frente.



Seguindo a trilha que da acesso a Banho Pelado é hora de encarar uma escada bem íngreme para conhecer a única cachoeira de Nudismo da região. Isso mesmo, como o próprio nome já diz, é uma cachoeira onde é permitido banhar-se sem roupas.



A sexta cachoeira é o Poção do Jararacuçu, que destaca-se principalmente pelo seu enorme poço para banho.



A próxima é o Poço do Jump, que como o próprio nome já diz, possui um poço com profundidade ideal para saltos e mergulhos.



A oitava queda é a belíssima Cachoeira da Luz, que destaca-se pelo seu belíssimo poço de águas azuladas.



As duas últimas cachoeiras do rio dos Macaquinhos são os principais cartões postais do local. A nona é a Cachoeira Caverna, cujo nome vem da existência de uma gruta ao lado da queda. 



A última é a Cachoeira Encontro, a mais bonita do local. Seu nome vem do fato da cachoeira ser formada por duas quedas, uma de 50 e outra de 30 metros, na união dos rios Macaquinho e Fundão. Além de ser uma cachoeira extremamente bela, conta com um ótimo poço para banho tornado-se uma cachoeira "completa".

Como Chegar

Saindo de Alto Paraíso de Goiás sentido Brasília, após 12 km você encontrará uma placa indicando as Cachoeiras dos Macaquinhos à sua esquerda. Acesse a estrada de terra indicada na placa e siga por mais 30 km em uma estrada que apesar de permitir o acesso a veículos de passeio, tem alguns trechos bastante acidentados.

Demais Informações

- Acesso pelo km 151 da GO-118 p/ Brasília (Fazenda Santuário das Pedras), 42 km (30 km de terra)
- Maiores informções pelos telefones (62) 3446-1380 / 9931-4085. 
- É cobrada taxa de entrada que da direito a visitar as 10 cachoeiras do complexo.
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários