Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Sítio Arqueológico Toca Da Onça

Outros Destinos - Sítio Arqueológico Toca Da Onça

História

O sítio arquelógico Toca da Onça é formado por um conjunto de pedreiras calcárias, que marcam as nascentes do rio Paranã, um dos principais afluentes do Tocantins. A gruta, homônima, de rara formação calcária, dispõe de vários painéis de pinturas nos tons vermelho e preto. Os escritos fazem parte da paleografia rupestre dos primitivos habitantes do Planalto Central e as inscrições datam de aproximadamente 4,5 mil anos.

O interior da gruta é repleto de espeleotemas — formações rochosas resultantes da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água —, tais como estalactites e estalagmites. O lado ocidental do rochedo tem um declive pouco íngreme, explorado por praticantes de escalada e rapel. A Toca da Onça está localizada dentro da fazenda Pedra.

Descrição

Quem busca um passeio diferente, uma verdadeira aula de história sem abrir mão do contato com a natureza, não pode deixar de conhecer o Sítio Arqueológico Toca da Onça, na cidade de Formosa-GO, próximo a Brasília.

As figuras rupestres desenhadas na gruta que da nome ao local nos faz refletir sobre a vida daquele povo que habitou a região há mais de 4 mil anos atrás, além de atiçar a nossa curiosidade tentando desvendar os símbolos e figuras representados naquela caverna.

Passeio recomendado para todas as idades e com fácil acesso.

Como Chegar

Na estrada que liga o centro da cidade de Formosa ao Salto do Itiquira, logo que saímos da cidade deve-se acessar a primeira estrada de terra a direita e percorrer alguns quilometros até a fazendo Pedra.

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada.
- É necessário agendar a visita através do telefone: (61) 3631-4478 
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários