Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Caverna Santana

Outros Destinos - Caverna Santana

História

A Caverna Santana está localizada dentro do Núcleo Santana do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), parque com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos... é realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de SP), com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada, tornou-se depois da década de 90 um dos locais mais perfeitos para a prática de alguns esportes radicais com espeleo, rapel, bóia cross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental e fotografia da natureza.

Descrição

A Caverna Santana é sem dúvidas a caverna mais linda do PETAR. Possuí cerca de 8km de extensão, com salões magníficos. É muito utilizada para aulas de Educação Ambiental e para fotografias. Nela estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o 'Buraco do Segredo', 'Pata do Elefante' e 'Cabeça do Cavalo'. Muitos desses Salões são de visitação extensiva ou restrita. Somente 800 metros abertos à visitação.

Caminhada externa: Fácil / 5 min.
Caminhada interna: Fácil / 2 hs

Como Chegar

O Petar está localizado no extremo sul do Estado de SP. Entre as cidades de Iporanga e Apiaí. Fica perto de outras cidades como Registro e de grandes parques, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia), o Parque Estadual de Intervales (Ribeirão Grande) e o Parque Estadual de Jacupiranga (Eldorado). Há 2 formas de acesso para quem sai da cidade de São Paulo. Uma seguindo pela Rodovia Régis Bittencourt e outra, pela Castelo Branco ou Raposo Tavares. Para quem vem de Curitiba (sul do Brasil) ou do interior do Estado de SP, os acessos são parecidos, o caminho mais utilizado pelos turistas é o da Régis Bitencourt. Hoje somente um trecho de 50 Km não encontra-se duplicado (sentido SP - Curitiba). 

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada e de estacionamento.
- Obrigatória a contratação de Guia para conhecer as atrações do PETAR (valor negociável diretamente com o guia).
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários