Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Gruta Do Bacaetava

Outros Destinos - Gruta Do Bacaetava

História

A Gruta do Bacaetava foi descoberta quase por acaso. Culpa do imigrante italiano Antonio Gasparin, que em meados do século XIX, ao preparar o terreno para o plantio, surpreendeu-se com esta gruta de rara beleza. Encantado com o lugar, Gasparin tratou logo de espalhar a novidade. E em pouco tempo, amigos e parentes faziam o mesmo, transformando a gruta numa das atrações da região. Com a preocupação de proteger tão importante atrativo turístico natural, foi criado por decreto municipal e inaugurado em 13 de maio de 2000, o Parque Natural Municipal Gruta do Bacaetava, com uma área de 173.502,45m².

Descrição

A Gruta do Bacaetava, que é uma caverna com aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e que se encontra ainda em formação, o que pode ser constatado pela presença do rio no interior da gruta e pelo constante gotejar e o escorrimento de água no teto e nas paredes da caverna. É permitido aos visitantes adentrarem cerca de 170 metros no interior da caverna, dos quais 103 metros são percorridos em passarelas, de onde podem vislumbrar as incríveis formações existentes na Gruta. A caverna possui duas aberturas, um sumidouro por onde o rio Bacaetava começa o seu trajeto pelo interior e a ressurgência mais a frente onde o rio volta a correr fora da caverna. A Bacaetava possui várias formações como estactites, estalagmites, colunas, etc, e o bom é que qualquer pessoa pode conhecer a caverna sem dificuldades e com segurança, pois a caverna é ampla o caminho é bem demarcado e com passarelas. 

Como Chegar

A Gruta do Bacaetava fica na cidade de Colombo, no estado do Paraná e é uma das cavernas mais conhecidas e visitadas em função de sua proximidade com os centros urbanos e pelo fácil acesso. Localizada no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, a cerca de 7 km do centro da cidade. O endereço é Rua Antonio Gasparin, s/nº - Bacaetava – Colombo-PR. 

Demais Informações

- Horário de visitação:
  Quarta a Sexta-feira – 8h30min às 11h30 – 13h às 16h30
  Sábados, Domingos e Feriados – 8h30 às 16h30
  Sendo que o último horário permitido para a entrada no parque é às 16h;
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários