Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Pico Itapiroca

Outros Destinos - Pico Itapiroca

História

O Pico Itapiroca, com seus 1.805 metros, é a quinta montanha em altitude desta região. Sua aproximação se dá pelo mesmo caminho de acesso ao Pico Paraná, sendo que em determinado ponto toma-se um caminho à direita ao invés de continuar a caminhada.

Descrição

Visitar o Pico Itapiroca é um passeio que vale a pena pelo visual e por uma caminhada leve e agradável por um dos trechos mais bonitos e preservados da mata atlântica no Brasil. A caminhada ao cume dura aproximadamente 3:30h e do alto é possível avistar praticamente toda a Serra do ibitiraquire onde localiza-se o Pico Paraná, a Oeste a represa do Capivari, ao Norte o Pico Caratuva, e na porção Sul/Sudeste/Sudoeste destacam-se o Tucum, Camapuã e ao longe o imponente Ciririca com suas duas placas que se tornam reluzentes ao sol do amanhecer. Mais ao longe avistam-se as montanhas das serras da Graciosa, Baitaca e do Marumbi. A caixa de registros localiza-se no primeiro cume, contudo o mais elevado fica um pouco mais adiante, seguindo por 5 minutos a trilha que passa ao lado da pedra onde localiza-se a caixa. Como quando visitamos o local a visibilidade estava próxima a zero, as fotos abaixo foram retiradas da internet.

Como Chegar

Saindo de Curitiba, pega-se a Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), sentido São Paulo. Após 40 km, contando do Trevo do Atuba (km 48), você encontrará o Posto Tio Doca, no lado esquerdo da rodovia. Seguindo adiante por mais 1,8 km, chega-se na ponte sobre o Rio Tucum (km 46). Exatamente na cabeceira desta ponte, antes de cruzá-la, entrar numa estrada de saibro, no lado direito. Segue-se por esta estrada aproximadamente 5,5 km, até a Fazenda Pico Paraná. Nesta estrada há algumas bifurcações. A direção correta está indicada por placas com o escrito "FAZENDA PICO PARANÁ".

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada;
- Entrada das 07h00m às 18h00m;
- É proibida a entrada na Fazenda Pico Paraná, de qualquer visitante que não esteja com sua própria lanterna e apito;
- Telefone para contato: (41) 9906-5574 (TIM);
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários