Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Gruta Da Pratinha

Outros Destinos - Gruta Da Pratinha

História

A Gruta da Pratinha é um belo atrativo natural que conhecemos na cidade de Iraquara-BA, na impressionante Chapada Diamantina.

Descrição

A gruta é inundada por águas azuis transparentes. A gruta é apenas para contemplação, porém, para que quiser, há a opção de fazer o mergulho por ela, pagando um valor à parte, que dá direito ao colete, máscara, snorkel, lanterna e um guia, que irá mostrar o caminho pelo túnel escuro. Lá dentro, podemos ver peixes e formações rochosas, com o auxílio das lanternas podemos ver também pequenas conchas da época em que aquilo tudo era mar, um cenário impressionante. Em um dia de sorte, segundo o guia, é possível ver tartarugas e o bagre albino, espécie endêmica da região da Chapada Diamantina.  Na saída da gruta, já com luz natural, milhares de peixinhos curiosos se aproximam, tudo isso em meio à rica vegetação aquática. Até parece um aquário natural.

Como Chegar

Saindo de Lençóis pela BA-144, você vai pegar a BR-242 sentido Palmeiras-BA. Haverá uma entrada em direção a Iraquara pela BA-480, depois é só seguir as placas que indicarão como chegar à Fazenda Pratinha.

Demais Informações

- Taxa de entrada;
- Não é necessário guia;
- Com estacionamento.

Comentários