Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Lago Paranoá

Outros Destinos - Lago Paranoá

História

Dentre tantos atrativos que Brasília possui o Lago Paranoá é um dos mais importantes para seus habitantes e também turistas que visitam a cidade, o lago é que ajuda a refrescar os dias quentes do ano e também oferece diversas opções de lazer. Frequentado por diversas pessoas de todo o país o lago já possui a 3ª maior frota de embarcações do país e cresce cada dia mais. Vale lembrar que o lago não é natural e sim um lago artificial criado junto com Brasília na época do governo de Juscelino Kubitschek. Antigamente o que havia ali era o Rio Paranoá no qual foi represado em 1959 dando origem assim ao Lago Paranoá que na época e até hoje tem o objetivo de aumentar a umidade da região que é bem seca. O lago hoje possui uma extensão de 40 Km² e uma profundidade de 48 metros. O lago é motivo de vida conta com uma rica fauna, boa parte dela aquática ou semiaquática. Dentre os animais mais vistos estão Capivaras, Cotiarinha (espécie de serpente), Tartarugas, Jabutis, Cágados, pequenos Jacarés, Garças, Lontras, Jacaretingas, além de peixes como Caras, Carpas, Tilápias, Tucunarés dentre outros pequenos roedores e répteis.

Descrição

Hoje o Lago Paranoá conta com muitos atrativos de diversão e entretenimento, principalmente em relação ao turismo, por causa da sua imensidão e beleza, por isso são diversos os tipos de serviços que podemos encontrar em suas margens, como restaurantes, shoppings, academias de ginástica, casas noturnas, clubes dentre outros, todos com vista para o lago, proporcionando momentos de descontração e relaxamento. Entre os principais pontos gastronômicos e de lazer estão o Pontão do Lago Sul, um parque urbano que mistura conforto com sofisticação onde oferece vários bares, restaurantes e quiosques, sendo que é possível chegar lá de carro ou de lancha. Já o Pier 21 é um verdadeiro shopping à beira do lago. Com diversas lojas, restaurantes, bares, fast foods e até cinema o Pier 21 torna-se uma opção de lazer diferente, para quem quer apreciar a natureza – o lago – sem perder o conforto – do shopping. O lago é cercado por 32 clubes recreativos e esportivos que fazem a alegria das tardes com amigos ou família e até mesmo a noite quando alguns desses clubes costumam receber eventos grandes com artistas famosos. Diversas casas noturnas cercam o Lago Paranoá para fazer a diversão das pessoas, principalmente a noite quando é possível ver o reflexo das luzes da cidade na água, definitivamente na margem do lago, com ambiente agradável além de muita música animada.

Demais Informações

- Uma grande massa do público que frequenta o Lago Paranoá busca passar o tempo apreciando a natureza, dando um mergulho e até mesmo praticando alguns esportes, radicais e não radicais. Quem busca uma tarde de descanso, diversão ou lazer em família pode fazer um pick-nick em alguns dos pontos apropriado do lago, como na Ermida Dom Bosco, que conta com uma infraestrutura apropriada para isso, além também de uma prainha, conhecida pelos moradores como Prainha da Ermida, uma larga praia criada artificialmente para os banhistas. Não quer entrar na água? Não há problema, você pode passar um fim de tarde no Pier do Lago Norte, um grande calçadão de madeira e concreto com 2km de extensão feito as margens do lago para proporcionar as pessoas conforto e qualidade, além também da visão que é espetacular, principalmente nos fins de tardes. O pier também tem estrutura, estacionamento para 100 carros além de parquinho para as crianças, equipamentos de ginástica e aluguel de caiaques para quem quiser dar uma volta pela região. Há também aqueles que preferem ir ao lago para pescar, pois vem isso como uma forma de lazer para esquecer os problemas. A pesca no lago foi liberada no ano de 2000, incentivada após a despoluição do lago. Muitas famílias e cidades do DF tem o pescado do lago como fonte. Os melhores locais para pesca são a região da Ermida Dom Bosco, Barragem do Lago e perto da Ponte do Bragueto e os peixes comuns são Tilápias, Carás, Carpas e Bagres. O uso de tarrafa é proibido, tanto para a pesca comercial quanto para a amadora, em toda a bacia do rio Paranoá. No Lago Paranoá, no entanto, poderão ser utilizadas tarrafas com malha igual ou superior a 70mm para pesca comercial. Esportes como Canoismo, Velejada, Stand Up, Wakeboard, Windsurf e Canoagem são muito praticados no lago, principalmente aos domingos. Há também aqueles que preferem ir mais fundo praticando apneia ou mergulho esportivo pelas águas do Lago Paranoá e se torna até um passeio turístico, pois é possível mergulhar para visitar a antiga Vila Amaury, local onde moravam algumas pessoas que ergueram a capital, hoje é possível ver paredes, panelas, pisos e restos de móveis e casas debaixo da água.
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Comentários