Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Cachoeira Bonsucesso

Cachoeiras - Cachoeira Bonsucesso

História

Pirenópolis foi fundada por bandeirantes em 1727 durante o ciclo do ouro. Por um século a exploração deste metal foi a principal atividade econômica da região. Uma das principais rotas de saída do ouro e chegada de mercadorias da época era a Estrada do Norte que passa dentro da fazendo Bonsucesso. Hoje ainda existe um trecho preservado desta estrada, uma calçada e um muro de pedras construídos por escravos no século XVIII. NO século seguinte com o esgotamento do ouro, a agricultura, a pecuária e o comércio passaram a ser a base da economia local. A Fazenda Bonsucesso surgiu nesta época e pertence à família Curado há cinco gerações. Atualmente o proprietário da fazenda é o Sr. Luiz Athur Valle Curado. A sede da Fazenda foi construída pelo Cel. Luiz Augusto Curado +/- em 1890. Seu alicerce é feito de pedra de Pirenópolis, suas paredes são feitas de adobe (tijolo de barro amassado e cozido pelo Sol), suas telhas foram fabricadas nas olarias que existiam na própria fazenda e sua estrutura é de madeira nativa (principalmente aroeira lavrada à mão). No passado, as principais atividades desenvolvidas na fazenda eram: garimpo, olaria, pecuária e agricultura (algodão e cana-de-açucar). Atualmente, continuam as atividades de pecuária e agricultura, além da nova exploração da pedra de Pirenópolis. No dia 10/12/1994 foi iniciada a exploração de turismo ecológico na fazenda, através de uma parceria entre os proprietários e a Cerrado Ecoturismo Ltda.. A principal atração local são as seis cachoeiras no ribeirão Soberbo, afluente do Rio das Almas (Bacia do Tocantins). Os visitantes podem ainda experimentar a culinária local (almoço caseiro), sorvetes e levar para casa produtos da fazenda (doces, queijo e artesanatos).

Descrição

A Bonsucesso é a quinta e mais bela cachoeira que encontramos na fazenda Bonsucesso. Destaca-se pelo seu belo paredão de pedras e seu local ótimo local para banho. Para chegar a esta cachoeira é importante estar com o preparo físico em dia, já que deve-se encarar uma subida íngreme.

Como Chegar

As Cachoeiras do Bonsucesso estão situadas a 5 km de Pirenópolis. A saída é pela bairro Alto do Carmo. Fácil de chegar. É só atravessar a ponte de madeira, passar em frente aos restaurantes Dona Cida e Oxente Uai e seguir até o final da avenida. Então vira à direita e entra na estrada de terra. Têm placas de sinalização por todo o trajeto. Não há como errar. Apesar das chuvas, a pista está em boas condições, mas é preciso tomar cuidado, pois o movimento ali é grande.

Demais Informações

- É cobrado taxa de entrada por pessoa. .
- As Cachoeiras do Bonsucesso ficam abertas ao público das 7h as 17h.
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
6.7
- Beleza:
8
- Banho:
8
- Tamanho:
7.5
- Facilidade Acesso:
6
Comentários