Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Cachoeira Do Tabuleiro

Cachoeiras - Cachoeira Do Tabuleiro

História

Localizada no Parque Municipal Ribeirão do Campo, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no Distrito de Tabuleiro MG à 19km da sede Conceição do Mato Dentro, a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil. São 273m de queda livre – o equivalente a um prédio de 91 andares - diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental. Daí, a formação de um grande poço de cerca de 20m de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos.

Descrição

A Cachoeira do Tabuleiro é um dos mais belos locais que já visitamos. Também conhecida como a ‘cachoeira do coração’, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas, é tão alta que pode ser vista da estrada que leva ao Distrito do Tabuleiro. É um passeio imperdível para os amantes do ecoturismo e a sensação de visitar o topo da Cachoeira, deitar nas pedras e olhar para baixo é algo que nunca iremos esquecer.

Como Chegar

O Distrito de Tabuleiro está a 19 km do centro de Conceição do Mato Dentro. O acesso pode ser feito partindo do centro da cidade, seguindo pela Avenida JK até o bairro Barro Vermelho. A partir da saída para o distrito de Tabuleiro, basta seguir a sinalização indicativa. Estando no distrito, o visitante deve seguir por mais 2km até a sede do Parque. A partir desse ponto é preciso caminhar aproximadamente 1h30, por 3km de trilha, com certo grau de dificuldade para se chegar ao poço da cachoeira. Para chegar a parte alta da cachoeira, é possível acessar tanto pelo parque, quanto pela estrada do Salto.

Demais Informações

- O Parque é aberto ao público diariamente, das 7h às 16h, porém a entrada somente é autorizada em condições climáticas favoráveis. É cobrada uma taxa de visitação no valor de R$10,00 por pessoa e o limite de visitantes dentro do Parque é de 200 turistas por dia. As atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada, oslackline, o base jump, entre outros, são permitidas mediantes autorização prévia e checada a capacidade técnica do praticante. O local é sem dúvida alguma o maior atrativo não apenas do município, mas de toda a região, e assim como os demais pontos turísticos requer um cuidado exemplar.
- Parte dos textos retirados do site: http://cmd.mg.gov.br/atrativos-naturais/cachoeira-do-tabuleiro
- Infelizmente visitamos a região durante a época da seca, portanto, o volume de água era pequeno. Incluímos uma foto da cachoeira no período das chuvas para vocês apreciarem e com certeza voltaremos entre Novembro e Março para tirar novas fotos deste belíssimo local.
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
9.8
- Beleza:
10
- Banho:
7
- Tamanho:
10
- Facilidade Acesso:
8
Comentários