Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Cachoeira Água Fria

Cachoeiras - Cachoeira Água Fria

História

A Cachoeira da Água Fria é uma cachoeira de difícil acesso, localizada em uma propriedade particular na cidade de Formosa-GO.

Descrição

Uma das trilhas mais cansativas que já fizemos! Localizada em uma propriedade particular, foram aproximadamente 14 km de ida e volta. Dividimos os primeiros dois quilômetros entre pastos e um matagal na altura do peito, mas logo saímos dele, atravessamos uma ponte suspensa e entramos em uma trilha mais tranquila. Tivemos de atravessar o rio e percorrer alguns metros pela mata e depois de sair dela e os quilômetros seguintes, em sua maioria, foram percorridos saltando entre as pedras ou caminhando pelo rio, nas partes mais rasas. Conforme íamos nos aproximando da Cachoeira, as pedras ficavam maiores e era exigido maior esforço para atravessá-las. Chegamos à Cachoeira da Água Fria exaustos! Apesar do cansaço, queríamos conhecer cada canto daquele pequeno tesouro, escondido bem no fundo do cânion. Cercada por enormes paredões de pedra, a Cachoeira da Água Fria é uma impotente queda, belíssima, com muito volume de água de cor esverdeada. Logo ao lado da cachoeira, os paredões formaram uma espécie de caverna ou um pequeno camarote para observarmos mais de perto a grandiosidade dela. Após alguns minutos “desbravando” o que encontramos nada mais merecido que uma pausa para o almoço, com uma vista de dar inveja a qualquer pessoa.

Por mais que gostaríamos de permanecer ali, o caminho de volta era longo e tínhamos de sair da mata antes do anoitecer, e sendo assim, iniciamos nossa volta até o carro e como sempre, a volta parece muito mais fácil que a ida, voltar ao início da trilha não exigiu muito mais de nossa energia e logo chegamos, mas, não poderíamos ir embora sem dar um último mergulho no rio embaixo da ponte que atravessamos no início. Este banho fechou com chave de ouro nosso dia, levou com ele o cansaço, o suor, o calor e a coceira provocada pelo mato, revigorou nossas forças para finalizarmos os últimos dois quilômetros até o estacionamento.

Nessa mesma trilha podemos conhecer duas outras cachoeiras, a Cachoeirinha da Fumaça Fria e a Cachoeira Bica D’Água.

Como Chegar

Devido a dificuldade de acesso ao local e a inexistência de trilha em alguns trechos, recomenda-se acesso somente acompanhados de guia local.

Demais Informações

- Recomenda-se acesso somente com um guia local.
- Aconselhável utilizar calça, camisa de manga longa e protetor solar.
- Devido ao longo percurso, recomenda-se começar a trilha bem cedo.
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
9.5
- Beleza:
10
- Banho:
9
- Tamanho:
10
- Facilidade Acesso:
3
Comentários