Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Cataratas Del Iguazú

Cachoeiras - Cataratas Del Iguazú

História

A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.

O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros.Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vazão.

A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a8.500 m3/s nas cheias.O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março. 

Existe uma lenda que diz que há muito tempo atrás, antes de existir as cataratas, os índios Guarani que viviam ali adoravam o Deus Tupã e seu filho M’boi, a ele era servido em sacrifício as mais belas virgens da aldeia, no dia em que a jovem Naípi iria ser morta o guerreiro Tarobá a sequestrou, os dois entraram num barquinho e seguiram rio abaixo, o filho de Tupã ficou furioso e entrou nas entranhas da terra e criou as cataratas para que os jovens caíssem, não satisfeito ele ainda transformou Naípi em uma rocha que ficaria na Garganta do Diabo e Tarobá em uma palmeira, desde então um arco-íris liga uma rocha a uma palmeira perto da Garganta do Diabo, completando assim o amor eterno entre os dois!

Descrição

As Cataratas do Iguaçu são uma das mais belas paisagens do mundo e é visitada por mais de um milhão de turistas todos os anos. São 275 saltos por onde escoam em torno de um trilhão de litros de água por segundo. Independente do clima da época, essa colossal obra da natureza desperta diversas sensações em quem a contempla. O passeio começa no centro de recepção aos visitantes no Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu onde os turistas podem adquirir alguns souvenirs em lojas especializadas, e também poderão ver e até interagir com algum dos painéis distribuídos pelo local. Como é o caso do painel que emite o som de diversos tipos de pássaros da nossa fauna. Logo após, os turistas embarcam em um moderno ônibus panorâmico, double-deck, com capacidade para 72 passageiros sentados, que se desloca para o interior do parque, aonde o passageiro vai contemplando a fauna e flora até as Cataratas. Conforme o ônibus se aproxima, o som das quedas das cataratas vai surgindo.

Mas se a vista das Cataratas impressiona sendo vista do lado brasileiro, é do lado argentino, no Parque Nacional Iguazú, localizado em Puerto Iguazú, provincia de Misiones, que podemos sentir a força da natureza bem próxima de nós.

Das 275 quedas que compoem as Cataratas,existem 19 saltos principais, três deles no Brasil e os demais na Argentina, porém voltados para o observador que está no lado brasileiro. O salto que mais chama a atenção dos visitantes é a Garganta do Diabo, uma profunda fenda provocada pela erosão, por onde a parte principal das Cataratas se precipita lateralmente. A Garganta do Diabo tem quase 85 metros de altura e seu formato lembra uma ferradura.

Principais Saltos das Cataratas do Iguaçu do lado argentino (Puerto Iguazú):

- Garganta del Diablo
- Salto Adán
- Salto Alvar Nuñez
- Salto Belgrano
- Salto Bossetti
- Salto Chico
- Salto Dos Hermanas
- Salto Dos Mosqueteros
- Salto Escondido
- Salto Eva
- Salto Guardaparque Bernabe Mendez
- Salto Mbiguá
- Salto Mitre
- Salto Rivadavia
- Salto San Martin
- Salto Tres Mosqueteros

Como Chegar

- O Parque Nacional Iguazú está localizado em Puerto Iguazú, Província de Missiones, Argentina, próximo a divisa com Foz do Iguaçu-PR.

Demais Informações

- Para maiores informações (horários, valores, etc...) sobre o Parque Nacional Iguazú (lado argentino), acesse: http://www.iguazuargentina.com
- Para conferir o vídeo que gravamos durante nossa visita as Cataratas, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=D8cLuS1fKIw
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
10
- Beleza:
10
- Banho:
2
- Tamanho:
10
- Facilidade Acesso:
10
Comentários