Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Salto Grande

Cachoeiras - Salto Grande

História

Salto Grande é a 14ª (e última) cachoeira da Rota das Cachoeiras e é assim chamada por sua impotente grandeza, são 125 metros de queda livre! A Rota das Cachoeiras pertence à Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Battistella, um parque de preservação e ecoturismo reconhecido pelo Ibama em 2002.

Descrição

Da estrada que vai para a R.P.P.N. Emílio F. Battistella já pudemos avistar parte da exuberante cachoeira de mais de 120 metros de altura. Para chegar até ela, deve-se seguir a Rota das Cachoeiras e mesmo passando por outras 13 cachoeiras, a vontade de contemplar esta imponente queda não diminuía a cada passo que dávamos. Pelo contrário, logo após passarmos pela cachoeira do Boqueirão, pudemos avistá-la em meio a um clarão na vegetação que a trilha contornava e aquela imagem realmente nos surpreendeu. Quanto mais avançávamos na trilha, mais aumentava o barulho das suas águas e ao chegarmos ficamos boquiabertos com a cachoeira. Aquilo era muito mais do que poderíamos imaginar, muito mais do que qualquer descrição poderia informar. Percebemos ali que existe uma diferença muito grande em ver fotos de uma cachoeira daquele porte e estar de frente para ela. O tamanho da cachoeira impressionava e eu confesso ter me sentido pequeno diante dela. A água antes mesmo de cair perdia sua força e tornava-se como garoa nos dias de inverno. Ao lado dela havia uma pequena queda por entre o enorme paredão de pedra, o volume de água eram pequeno, porém era muito bonito. Com certeza Salto Grande é uma das cachoeiras mais bonitas que eu já vi em toda minha vida e tudo contribuiu para deixá-la ainda mais encantadora, a vegetação diferente, a forma como o rio seguia seu percurso, o paredão de pedra, nada ali tinha algo a melhorar ou acrescentar, era simplesmente perfeito.

Como Chegar

O Salto Grande fica na R.P.P.N. Emílio F. Battistella, na cidade de Corupá-SC. Para quem sai de Curitiba e região, o caminho mais curto é seguindo pela BR-116, sentido Porto Alegre, onde ao passar o Município de Mandirituba, pega-se a estrada que liga a BR-116 ao Município de São Bento do Sul, seguindo a partir deste a Corupá, distando este de 35 Km da Reserva Emílio Fiorentino Battistella, Município de Corupá. No meio da serra observar uma igreja branca a esquerda da rodovia (Nossa Senhora do Socorro). Em frente a igreja entrar a direita onde tem uma placa indicando o Paraíso das Águias, seguindo então por este acesso (cuidar na estrada pois a mesma é estreita, com curvas fechadas e declivosa) chegará direto na Reserva. (após passar ponte subir á direita ).

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada por pessoa (o ingresso pode ser adquirido em um mercado antes de se chegar no parque);
- Horário de funcionamento é das 7h30m às 17h00m;
- Fazendo o caminho mais curto de Curitiba, passa-se por um pedágio com valor de R$ 3,60 reais. (Atualizado em Agosto/2013).
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
9.3
- Beleza:
10
- Banho:
5
- Tamanho:
10
- Facilidade Acesso:
9
Comentários