Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Cachoeira Garganta

Cachoeiras - Cachoeira Garganta

História

A Cachoeira Garganta está localizada na Chapada Imperial, que é uma reserva ecológica particular que vem sendo preservada desde 1986. Tem formação bastante diversificada. Reúne áreas de cerrado “senso stricto”, cerrado rupestre, cerradão, matas mesofíticas (interflúvio e calcária), mata de galeria, campo cerrado, campo de murundum, campo sujo, campo limpo, campo úmido, brejo e veredas. Tem uma área aproximada de 4800 ha e está localizada na Área de Proteção Ambiental-APA de Cafuringa. Esta propriedade é, hoje, a maior área de mata particular preservada dentro do DF. Inúmeros animais fazem da CHAPADA IMPERIAL seu habitat natural e, entre eles, muitos ameaçados de extinção, tais como onça, lobo-guará, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, tornando-a um santuário ecológico. Tem formações rochosas e canions em terrenos acidentados com cerca de 95% preservados: são terrenos que se situam sobre rochas com mais de um bilhão de anos e cobertos por vegetação típica dos cerrados. O cerrado destaca-se como o segundo bioma brasileiro em extensão territorial, bastante rico do ponto de vista botânico. A Chapada Imperial tem localização privilegiada e encontra-se no ponto mais alto do Distrito Federal, 1342 metros. Dista 50 km do centro da capital federal.

Descrição

A Cachoeira Garganta é uma pequena queda que encontramos ao percorrermos a "trilha longa" da Chapada Imperial. É uma cachoeira que destaca-se pelo seu belíssimo poço para banho, de águas límpidas e esverdeadas, que ficam ao lado de um paredão de pedras que torna o local ainda mais encantador. Contudo deve-se tomar cuidado ao banhar-se neste local, pois segundo a guia que nos levou até ela, é comum avistarmos cobras d'água nadando tranquilamente no local.

Como Chegar

Saindo de Brasilia, pela Estrutural, pegar a direção Brazlandia. Após 8km entrar a direita na bifurcação, pegando a DF-001. Rodar 7km de asfalto e mais 6km de terra, virar à esquerda na DF-220 e continuar por mais 6km.

Demais Informações

- Maiores informações através do site: www.chapadaimperial.com.br
- A Chapada Imperial é uma propriedade particular, portanto, para visitá-la é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de acordo com a trilha que deseja percorrer (trilha curta, médio ou longa).
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
7.6
- Beleza:
8
- Banho:
8
- Tamanho:
4
- Facilidade Acesso:
8
Comentários