Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Cachoeiras Do Rio São Jorge

Cachoeiras - Cachoeiras Do Rio São Jorge

História

Integrando a unidade de conservação do Parque Nacional de Campos Gerais, a Cachoeira do Rio São Jorge, conhecida também pela denominação de Cachoeira de Santa Barbara, encontra-se a 15 km do Centro de Ponta Grossa. Banhada pelo rio São Jorge, a cachoeira é a maior das diversas quedas d'água formadas por esse rio e está situada nas terras da antiga Fazenda de Santa Bárbara do Pitangui, ponto inicial da cidade de Ponta Grossa, até hoje uma importante propriedade particular.

Descrição

Considerada uma Unidade de Conservação Municipal, possui enorme beleza, com diversas quedas d’água que se deslizam pelas rochas. Logo que se chega ao parque, avista-se a o rio e suas primeiras quedas. Antes de fazer o caminho para conhecer a maior queda do rio São Jorge, pegamos o sentido contrário e fomos verificar a cachoeira que vimos logo na chegada, subimos então o rio e pudemos logo vê-la. Era uma queda mediana e sua largura dava de margem a margem do rio, em frente à queda, um poço ótimo para banho! Retornamos ao caminho normal, sentido a famosa cachoeira de Santa Barbara. A trilha seguia a margem do rio e logo que atravessamos a porteira já encontramos outra pequena queda com excelente local para mergulho. Aliás, isto se repetiu por quase todo o trajeto, passamos por diversas quedas acompanhadas de piscinas naturais. Após alguns minutos de caminhada, atravessamos o rio, e na margem direita, havia outra pequena cachoeira, que olhando de baixo para cima, lembrava aquela torre de taças com champagne derramando até enchê-las e as águas caiam numa fenda que dava sequência ao rio. Deste lado do rio, conseguimos avistar o Canyon de São Jorge, com seus enormes paredões rochosos e bem ao fundo o rio São Jorge. Neste dia haviam pessoas fazendo rapel no paredão ao lado da cachoeira. Decidimos então atravessar novamente o rio e ver de perto esta grande queda. Onde atravessamos havia uma última cachoeira, muito bonita e que como não podia deixar de haver, um grande poço para banho, porém para os mais desatentos, não aconselho o banho, já que as águas desta cachoeira desembocam diretamente numa enorme queda que antecipa a cachoeira de Santa Barbara. Logo mais a frente pudemos nos desbruçar numa pedra e ver de cima a enorme queda, era fantástica, uma queda de aproximadamente 30 metros por entre os paredões. Seguindo mais a frente havia uma trilha para se chegar à base da cachoeira, descendo por algumas pedras e depois por alguns degraus, chegamos finalmente onde à cachoeira alcançava o chão. A visão era ainda melhor do que a de cima. Podíamos vê-la por inteiro e o que mais chamou a atenção foram as rochas por onde a água passava. Parecia que o paredão havia desmoronado e as pedras de ambos os lado se apoiaram uma na outra, deixando um buraco por onde o rio passava e formava a mais bela das cachoeiras do Rio São Jorge e a mais famosa cachoeira de Ponta Grossa. 

Como Chegar

Localizado a 15 km do centro urbano. O acesso é feito pela Avenida Carlos Cavalcanochosati. Na frente do Campus da UEPG-Uvaranas, entra-se na primeira rua à esquerda. Na próxima rua dobra a direita. O acesso se dá pela rodovia Arichermes Carlos Gobbo (deve-se virar à esquerda, após passar o viaduto sobre o pátio da ALL, em direção ao núcleo habitacional Dal Col). Após percorridos 2 km, deve-se virar à direita, após o matadouro municipal, passando por baixo de um viaduto da linha férrea. Deve-se seguir em frente por mais 5Km e virar à esquerda, seguindo por mais 1 Km até à próxima bifurcação. Deve-se então virar à direita e percorrer mais 2 Km de terra batida até o rio São Jorge.

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada por pessoa; 
- De Curitiba passa-se por 2 pedágios (R$ 6,40 e R$ 9,20). (Atualizado em Julho de 2013).
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
8.9
- Beleza:
8.5
- Banho:
9
- Tamanho:
8
- Facilidade Acesso:
7
Comentários