Portal das Cachoeiras- Cachoeiras -Cachoeira Casca D'Anta

Cachoeiras - Cachoeira Casca D'Anta

História

O nome da cachoeira vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, a anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais. 

Descrição

A Cachoeira Casca D’Anta tem queda livre de 186 metros! É a maior atração da Serra da Canastra e pode ser vista de duas partes, pela parte de cima (não é possível ver a última queda) e pela parte de baixo (só vemos a queda em si), em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra. Na parte de cima, encontramos o Rio São Francisco calmo e com um refrescante poço ótimo para banho. Logo em seguida a primeira queda surge, muito bonita com um grande poço, não indicado para banho, pois oferece riscos, algumas quedas, infelizmente, são inacessíveis. Continuando pela trilha, chega-se ao um mirante de aproximadamente 300 metros de altura, onde é possível avistar parte da queda principal, a imensa piscina formada embaixo e o curso do rio até a primeira curva rumo ao Nordeste. O local está todo sinalizado pelo Ibama e é fácil pegar a trilha de 3 km para ir até a parte de baixo. São cerca de 4 horas de caminhada, em média, para ir e voltar. Para iniciar a caminhada, assim como contemplar parte do cânion e chegar ao mirante, é preciso atravessar um córrego que pode ficar perigoso em dias de chuva.

Como Chegar

Para chegar a parte de cima, o principal acesso de carro é feito pela portaria 1, próximo à área urbana do município de São Roque de Minas. São 37km de estrada de terra: siga pela estrada principal e entre à esquerda na bifurcação, aproximadamente depois de 28km. Para chegar de carro à parte de baixo, o visitante deve seguir de São Roque de Minas até a portaria 4 do Parque Nacional, passando pela cidade de Vargem Bonita e pelo povoado de São José do Barreiro (distrito de São Roque de Minas), num percurso total de 40 km. Para ter a aproximação máxima da cachoeira, é preciso deixar o carro no estacionamento e caminhar cerca de 15 minutos por uma trilha no meio da mata ciliar.

Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada.
- Horário de visitação: Diariamente, das 08:00h às 16:00h e saída até às 18:00h, no horário de verão, saída até às 19:00 horas. 
- Levar em consideração a época de visitação. Na época da seca, a estrada é razoavelmente boa e é possível fazer tranquilamente a visita com veículos baixos, na época das chuvas, a estrada piora e a dificuldade aumenta.
- Prefira fazer a visita, tanto na parte baixa quanto na alta, o mais cedo possível. Em feriados, os dois lugares ficam superlotados depois das 10h00 horas.
- Quer descontos em Cachoeiras, Hotéis, Pousadas, Pacotes Turísticos, Esportes de Aventura, Cursos de Mergulho e muito mais? Clique aqui e saiba mais sobre o programa SÓCIO PDC...

Avaliação Portal das Cachoeiras:
- Nota Final:
9.6
- Beleza:
10
- Banho:
8
- Tamanho:
10
- Facilidade Acesso:
5
Comentários